segunda-feira, 18 de maio de 2009

Colocando para funcionar a conexão Wireless Broadcom BCM4311 no Ubuntu

Este tutorial eu consegui no site VivaLinux: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Colocando-para-funcionar-a-conexao-wireless-Broadcom-no-Ubuntu-8.04-beta3, e ele é de autoria do Fernando Durso, que assim como eu tem um notebook com placa de rede wireless Broadcom Corporation BCM4311 802.11b/g WLAN e resolveu usar o Linux mais utilizado segundo os sites de pesquisa de opinião: o Ubuntu, mas teve problemas para instalar os drivers e, o pior de tudo, achá-los. Eu sou muito grato a ele e a sua pesquisa, pois, assim como ele eu já havia encontrado vários fóruns falando sobre o assunto, mas os resultados não foram satisfatórios. Este eu testei em um Ubuntu 9.0.4, mas o Durso conseguiu utilizá-lo no Ubuntu 8. Portanto boa sorte e divirtam-se.

"Possuo um Notebook Compaq Presario V6210BR que possui um chip wireless da Broadcom, o lspci retorna o modelo:

Broadcom Corporation BCM94311MCG wlan mini-PCI (rev 01)

Como tive problemas demais para pôr o danado para funcionar, resolvi escrever esta dica na esperança de que mais alguém possua este Notebook ou algum hardware com esse chip e esteja enfrentando dificuldades para colocá-lo para funcionar.

Bom, primeiramente digo que estou usando o Ubuntu 8.04 beta 3 amd64 pois foi o primeiro a conseguir dar boot no meu notebook além do Mandriva 2007 que já vem com ele. Então botei o bichinho para instalar e funcionou tudo... menos a wireless.

Nisto comecei a googlar por aí e descobri muitos tutoriais explicando como fazer funcionar a wireless mas nenhum funcionou, tanto usando o ndiswrapper quanto o bcm43xx-fwcutter. Os dois estão disponíveis no Ubuntu mas nenhum funcionou.

Então, percebi que o Ubuntu estava levantando um modulo b43, e não o bcm43xx. Ao ver isso procurei mais um pouco e encontrei nesse site:

* http://linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43


Explicando que o bcm43xx está "deprecated", logo todos os tutoriais que havia tentado estavam errados! Além disso, encontrei explicações exatas sobre qual versão de firmware usar com qual kernel. Então, seguindo as instruções foi super fácil colocar para funcionar. Segue, então, o procedimento para o Ubuntu 8.04:

# apt-get remove bcm43-fwcutter bcm43xx-fwcutter ndiswrapper*

Depois, fazer os procedimentos:

# wget http://bu3sch.de/b43/fwcutter/b43-fwcutter-011.tar.bz2
# tar xjf b43-fwcutter-011.tar.bz2
# cd b43-fwcutter-011
# make
# make install

# export FIRMWARE_INSTALL_DIR="/lib/firmware"
# wget http://downloads.openwrt.org/sources/broadcom-wl-4.80.53.0.tar.bz2
# tar xjf broadcom-wl-4.80.53.0.tar.bz2
# cd broadcom-wl-4.80.53.0/kmod
# b43-fwcutter -w "$FIRMWARE_INSTALL_DIR" wl_apsta.o

Reboot a máquina, confira que a "bolinha" vai ficar azul e seja feliz!"

A todos uma ótima semana e até a próxima!!!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Problemas com o MSN 2009.

Este tutorial de recuperação do MSN 2009 eu consegui junto a equipe da Microsoft, testei, e deu certo.

"E-mail do suporte:

Obrigada por entrar em contato com o Suporte Técnico do Windows Live Essentials. Meu nome é XXX e terei prazer em lhe ajudar.
Entendo que você está enfrentando inconvenientes com o seu Windows Live Messenger 2009. Já que você nos diz que esta recebendo um tipo de erro em forma de arquivo. Gostaríamos de lhe explicar que a nova versão do Windows Live Messenger ainda apresenta falhas e essa e uma delas.
Lamentamos muito o seu inconveniente e gostaríamos de lhe pedir desculpas por qualquer tipo de problema que este assunto possa ter lhe causado. Saiba que estamos aqui para lhe ajudar.
Para solucionar tal inconveniente, siga os passos abaixo:
Remover o Windows Live Messenger 2009.

1. No Windows XP, clique em Iniciar e em Executar.
No Windows Vista, clique em Iniciar e na caixa Iniciar Pesquisa.

2. Digite appwiz.cpl e pressione ENTER.

3. Clique em Windows Live e em Remover ou Desinstalar/Alterar.

4. Clique em Alterar e em Continuar.

5. Se você ainda não instalou estes programas, desmarque todas as caixas de seleção.

6. Se você já instalou este programa anteriormente, desmarque as caixas de seleção referentes aos programas do Windows Live que você deseja desinstalar e clique em Continuar.

7. Siga as instruções na tela.

Limpar arquivos e pastas temporários:

1. Windows XP: Clique em Iniciar e em Executar.
Windows Vista: Clique em Iniciar e na caixa de texto Iniciar Pesquisa.

2. Digite cleanmgr e pressione ENTER.

3. Quando a verificação de Limpeza de Disco tiver concluído, na guia Limpeza de Disco, selecione as seguintes opções:
* Arquivos de Programa Descarregados
* Arquivos de Internet Temporários
* Arquivos Temporários
* Arquivos Offline Temporários
* Arquivos Offline

4. Clique em OK e em Sim.

Você pode usar o CCleaner para fazer uma limpeza em seu computador. CCleaner é um programa livre de spyware e muito útil para limpezas, porém tenha em conta que não damos suporte para tal limpador. Segue o link oficial do CCleaner: http://www.ccleaner.com/ .

Faça uma inicialização limpa do Windows para desabilitar softwares de terceiros que podem influenciar o acesso. Mas cuidado! Siga o procedimento conforme descrito aqui passo-a-passo.

1. Windows XP: Clique em Iniciar e em Executar.
Windows Vista: Clique em Iniciar e na caixa de texto Iniciar Pesquisa.

2. Digite msconfig e clique em OK ou pressione ENTER.

3. Na caixa de diálogo Utilitário de Configuração do Sistema, na guia Geral, habilite a opção Inicialização Seletiva e desabilite a opção Carregar itens de inicialização.

4. Clique na guia Serviços.

5. Habilite a opção Ocultar todos os serviços Microsoft e desabilite os serviços restantes.

6. Clique em Aplicar, em seguida em OK e por ultimo em Sim quando perguntar se deseja reiniciar o Windows.
Nota: A versão mais recente do Windows Live Messenger pode ser instalada apenas no Windows XP SP2 ou mais atual. Reinicie o computador e faça o Windows Update. Para fazer essas atualizações, acesse a seguinte página: http://update.microsoft.com/ .
Instale o Windows Live Messenger 2009 normalmente.

1. Visite este site: http://get.live.com/messenger/overview .

2. Clique em Instale grátis.

3. Na janela Download de Arquivo, clique em Executar ou em Salvar.

4. Siga as etapas para instalar o Windows Live Messenger.
Espero que minha ajuda tenha sido útil e que você possa resolver o seu inconveniente. De não ser assim, por favor, não hesite em nos enviar uma nova consulta.
Obrigada novamente por entrar em contato com o Suporte Técnico do Windows Live Essentials. Se precisar de suporte adicional, contate-nos novamente! Estamos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A sua inteira disposição."

MAIS UMA SOLUÇÃO COLOCADA EM PRÁTICA QUE PODE SER A RESPOSTA DOS SEUS PROBLEMAS:

Esta é uma continuação das soluções encontradas para as diversas falhas do novo MSN 2009. Eu não vou me deter nas soluções que foram utilizadas por muitos dos meus colegas de profissão, pois como diria um deles: " De exata a Informática não tem nada.", mas sim em mais uma solução descoberta por mim durante a formatação de um computador. Este erro tem por nome o NET.Service do MSN não está conectado, mesmo que seu computador esteja acessando a internet, você consegue até entrar no seu e-mail do Hotmail, mas seu software de bate papo preferido só retorna que o você não está conectado ao bendito servidor. Nessas horas você já ligou para o provedor de internet, desinstalou e reinstalou o MSN e nada. Sendo assim vamos mãos a obra.

Atenção: aqui eu considero que você tem conhecimento no nível intermediário, se não o avançado, em manusear as diversas ferramentas de instalação, desinstalação, manutenção e seus afins referentes a um software.

Primeiro: tenha em mãos os programas que estão instalados em seu computador, pois no procedimento você vai "desinstalar" todos eles pela Restauração do Sistema do Windows.

Segundo: faça um backup de todos os trabalhos, arquivos e planilhas, para serem adicionados após a Restauração do Sistema em seu computador.

Terceiro: agora vai começar a mágica. Vá em INICIAR > TODOS OS PROGRAMAS > ACESSÓRIOS > FERRAMENTAS DO SISTEMA > RESTAURAÇÃO DO SISTEMA, clique em Restaurar o Computador mais cedo. Se seu computador estiver todo OK ele terá armazenado, a cada atualização do sistema ou até mesmo após a instalação de alguns aplicativos, sessões de restauração para eventuais problemas com o software que está sendo instalado. Procure a data em que foi instalado a atualização do Windows Installer 3.1, esta atualização simplifica os processos de instalação de aplicativos. Se ele não estiver na máquina procure pela a última atualização do Service Pack, no caso do XP, e solicite a restauração do sistema para esta data. Lembre-se de que tudo que foi instalado após esta data será "apagado", na verdade ele fica armazenado para o caso de a Restauração do Sistema não resolver seu problema e você poder voltar ao que era antes, porém se quiseres desfazer uma Restauração do Sistema tome o cuidado de fazê-lo antes de realizar uma outra restauração para uma data anterior a ultima, pois ele subescreve, e você não tem como desfazer a não ser para o ultimo estado restaurado. Após restaurar o sistema verifique em Instalar e Desinstalar Softwares, no Painel de Controle, se a atualização se encontra instalada. Se estiver instalada desfaça a restauração do sistema e refaça para uma data anterior as atualizações acima citadas. Após verificar que a atualização não está presente, baixe gratuitamente os Lixeiros CCleaner e MV RegClean na internet, instale-os e faça uma limpeza no computador. Após a limpeza instale as atualizações que foram removidas, no meu caso eu instalei o SP3 do XP direto. Após a instalação ele pede para reiniciar, faça isso, e após ele ligar novamente instale o MSN, pacote offline pois tem menos chances de dar erros durante a instalação, no seu computador. Pronto. Faça o login e verifique se funcionou. Se funcionar comentem e repassem. Como já disse isso funcionou comigo mas há das mais diversas soluções na internet que podem ser seu salva vidas pois para cada erro há uma solução distinta. Sem mais. Um abraço e até.