quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

"Falta NTLDR" ou 'NTLDR Compacatdo" e o "Código de erro: 1773"

Fui acionado por um cliente e este me relatou que estava com problemas na porta USB do computador. Chegando lá constatei que na verdade o problema era o MP3 mas como de praxe o problema não era só isso. O bendito do adaptador USB estava provocando "Tela azul" e foi simples resolver isso: era só desligar ele. Só era mesmo pois não foi. Após isso ele começou a apresentar que "Falta NTLDR". Coloquei o CD de instalação do Windows XP e parti para a recuperação por parâmetros (no braço como diriam meus colegas), e qual não foi minha surpresa quando surgiu na tela: "Código de erro: 1773". Não foi difícil constatar que havia uma incompatibilidade entre os pentes de memória: um era da MARKIVISION de 1GB e outro era da KINGSTON de 2GB de freqüências bem diferentes. Removi um deles e o CD de instalação começou a funcionar perfeitamente. Pensei: resolvido agora é só recuperar a NTLDR e pronto. Nada. Usei os seguintes parâmetros para recuperação:

'1.Insira o CD do Windows XP Professional na unidade de CD e reinicie o Computador.
(Se necessário, você deverá alterar a ordem de BOOT do sistema para que ele inicie pelo CD e quando for solicitado na tela, aperta uma tecla para iniciar a execução do CD.)
Na tela de Boas Vindas da Instalção irá aparecer uma opção para apertar R e usar o console de recuperação do Microsoft Windows.

2.Pressione R para reparar a instalação do Windows XP usando o Console de recuperação.

3.Digite o número adequado para a instalação do WINDOWS. Por exemplo, provavelmente a instalação do WINDOWS poderá ser listada como 1: C:\WINDOWS e não como 1: D:\WINDOWS .

4.Caso seja solicitada, digite a senha de Administrador e pressione Enter . Se não houver uma senha, simplesmente pressione Enter . Esta não é a senha de usuário que você utiliza para acessar o Windows e sim a senha inserida na instalação do Windows.

5.No prompt, como você selecionou a instalação do WINDOWS de acordo com a Etapa 4 irá aparecer apenas C:\WINDOWS, digite:

Copy X:\I386\ntldr C:\I386\
Copy X:\I386\ntdetect.com C:\I386\
(Lembrando que X: é a únidade de CD onde se encontra o CD de instalação)

6.No prompt, digite: exit

Pressione a tecla Enter e remova imediatamente os discos ou disquetes do Desktop para que ele possa se reinicializar.'

e o problema gerou um filhote: "NTLDR Compactado". Pensei: "Quem tá na chuva é para se molhar.", e dei início aos procedimentos de recuperação usando os seguintes comandos:

'1.Insira o CD do Windows XP Professional na unidade de CD e reinicie o Computador.
(Se necessário, você deverá alterar a ordem de BOOT do sistema para que ele inicie pelo CD e quando for solicitado na tela, aperta uma tecla para iniciar a execução do CD.)
Na tela de Boas Vindas da Instalção irá aparecer uma opção para apertar R e usar o console de recuperação do Microsoft Windows.

2.Pressione R para reparar a instalação do Windows XP usando o Console de recuperação.

3.Digite o número adequado para a instalação do WINDOWS. Por exemplo, provavelmente a instalação do WINDOWS poderá ser listada como 1: C:\WINDOWS e não como 1: D:\WINDOWS .

4.Caso seja solicitada, digite a senha de Administrador e pressione Enter . Se não houver uma senha, simplesmente pressione Enter . Esta não é a senha de usuário que você utiliza para acessar o Windows e sim a senha inserida na instalação do Windows.

5.No prompt, como você selecionou a instalação do WINDOWS de acordo com a Etapa 4 irá aparecer apenas C:\WINDOWS, não adiante tentar usar o comando cd.. ou C: para ir para C:\, você deverá digitar:

CD C:\

6. No prompt, digite:

attrib -c ntldr

e pressione Enter . (Esse comando apenas funciona se estiver direto em C:\)

7. No prompt, digite: exit

Pressione a tecla Enter e remova imediatamente os discos ou disquetes do Desktop para que ele possa se reinicializar.'

e ao final de tudo: nada. Dai eu percebi que toda vez que eu entrava no prompt de recuperação do Windows a única opção era a unidade D:WINDOWS>\. Tentei alterar isso mas não conseguia acessar o C:\. Pronto. O problema estava no outro HD. Explicando: na máquina do meu cliente haviam dois HD's, um SATA de 250GB e um IDE de 80GB, e o IDE estava como secundário no Sistema Operacional, ou seja era só para armazenamento e mais nada, mas não na placa mãe pois ele estava ligado no pólo MASTER do cabo IDE enquanto o DVD-RW estava no SECUNDÁRIO, e isso aconteceu após a "Tela azul" provocada pelo adaptador USB. A solução foi simples: só alterei a posição dele no cabo IDE e o computador voltou a funcionar. As soluções aqui apresentadas são válidas somente nos casos em que não há incompatibilidade de HARDWARE por isso, quando for resolver um caso desses, se houver mas de um HD e de modelos diferentes, SATA e IDE, e pentes de memórias de fabricantes diferentes, no meu caso KINGSTON e MARKIVISION, retire um deles e realize os testes. Como diria meus colegas de missão: "DE EXATA A INFORMÁTICA NÃO TEM NADA." por isso não esmoreçam e nem deixem seus espíritos desanimarem pois a peleja é complexa mas se não fosse não seriamos nós e se estamos nessa é porque somos capazes de superar estes problemas. Um forte abraço e meus agradecimentos ao pessoal do ForumGDH.net:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/ntldr-problema/1017705/

e ao pessoal do site Clube do Hardware:

http://forum.clubedohardware.com.br/mensagem-erro-1773/357276.

Até a próxima...