quinta-feira, 22 de julho de 2010

Alterando a Tela de Login do Ubuntu 10.4

Bom dia. Mais uma dica para os que gostam desta distro do Linux: o Ubuntu, agora na versão 10.4. Eu estava querendo alterar o login, mas nem pela tela de login, pelo caminho: SISTEMA > ADMINISTRADOR > TELA DE LOGIN e nem pelo Ubuntu Tweak, pelo caminho: APLICATIVOS > SISTEMA > UBUNTU TWEAK, eu estava conseguindo pois acontecia o mesmo erro: the image size isn't suitable for the logo. it should be 64X64, ou seja o sistema não carregava imagens maiores que isso. Pois bem, brasileiro que sou, não desisto nunca, pesquisando pela net encontrei este tutorial do nosso correligionário Zendrael, www.zendrael.com.br, no VOL:

"Alterar tema do GDM no Ubuntu 9.10


O motivo de você não alterá-lo como fazia antes:

A Canonical, responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu, alterou nesta nova versão (9.10) alguns itens de inicialização para que o boot do sistema seja mais rápido e bonito. De um lado, a velocidade e a beleza agradam a muitos, mas por outro lado, comprometeu-se a possibilidade de personalização do sistema de login - ao menos da forma como era feito da versão 9.04 para trás.

Se você já tentou usar o comando "gdmsetup", pôde ver que a tela de configuração do GDM se resume a opções como "pedir login ou não" e "tempo automático de login". E onde estão os temas? E a opção de não usar tema nenhum (eu gostava dessa!)?

Alterando o tema

Vamos utilizar aqui alguns comando para fazê-lo, nada muito difícil. Talvez hajam algumas maneiras mais simples mas esta foi a que melhor funcionou aqui. E, ainda bem, sempre há mais de uma forma de se fazer as coisas em Linux (e nos BSD e etc)!

Abra um terminal e digite:

$ gksudo -u gdm dbus-launch gnome-appearance-properties

Ele vai abrir a tela de propriedades da aparência do sistema. Qual o truque? Você acabou de fazê-lo como o usuário GDM. A partir daqui o que você trocar (tema dos controles, ícones) vai ser utilizado na tela de login. Então, faça um teste, altere o tema dos controles e o tema dos ícones. Pode alterar fontes também e o que mais quiser - lembrando que eu não sou responsável pelas bizarrices que você colocar aí!

Feito isso, falta alterar o background (tela de fundo). Volte ao terminal e digite:

$ sudo -u gdm gconftool-2 --set --type string --set /desktop/gnome/background/picture_filename /usr/share/backgrounds/NOME_DA_IMAGEM.EXT

Note que no final do comando, o "NOME_DA_IMAGEM.EXT" deve ser substituído pelo nome de uma imagem que está no "/usr/share/backgrounds/".

Pode ser uma imagem que está em qualquer lugar. Se for essa a sua vontade, altere também o diretório.

Atente-se a não utilizar uma imagem que esteja no seu home - se estiver, mova-a para uma pasta como a "/usr/share/backgrounds/". O motivo é que quem vai acessar a imagem na hora do login será o usuário GDM e ele não tem permissão para bisbilhotar sua pasta pessoal. Da mesma forma, ao configurar os temas dos controles e ícones, só aparecerão os que estiverem em "/usr/share/themes/" e "/usr/share/icons/" respectivamente.

Com isso, faça logout e desfrute de uma mudança no seu GDM!

Espero que a informação tenha sido útil.

Até + "

OBSERVAÇÃO: eu, da minha parte, tão somente me utilizei do segundo comando que liberou qualquer imagem para a tela de fundo do login.

Um forte abraço a todos e até...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Instalando o Ubuntu 10.4 no Aspire One D250.

Boa noite. Nesta nova dica vou ensinar como instalar o novo Ubuntu 10.4 no netbook Acer Aspire One D250.

Primeiro vamos aos aplicativos. Você vai precisar de:

- Um aplicativo que transfira os arquivos de instalação da .ISO do Ubuntu para um pendrive. Neste caso recomendo o Unetbootin:

http://unetbootin.sourceforge.net/

- A .ISO referida acima. Neste caso a .ISO escolhida foi a de 32bit:

http://www.ubuntu.com/netbook

Realizando os preparativos:

O Unetbootin roda direto então é só escolher a opção, neste caso Ubuntu, marcar a opção ISO, e direcionar para a pasta onde está a ISO do Linux.

Após a instalação no pendrive, espetar no netbook e reiniciar, quando aparecer o logo da ACER segura a tecla F12, ele vai te direcionar para a tela de opção de boot, escolha a do pendrive. Realize toda a instalação normalmente até o fim.

Quando reiniciar, se estiver em dual boot, vai aparecer o nome do Ubuntu e do sistema em paralelo a ele, clique na tecla E, e na tela de comandos procure a seguinte linha:

root / Linux boot/vmlinuz-2.6.31-21-generic = UUID = 022a5a8e-c4b4-4117-9301-71cbbfcab264 ro quiet splash

... e a partir do "quiet splash" vai digitar o seguinte comando:

b43.blacklist nosplash = yes ssb.blacklist = yes

... que deve ficar deste jeito:

root / Linux boot/vmlinuz-2.6.31-21-generic = UUID = 022a5a8e-c4b4-4117-9301-71cbbfcab264 ro b43.blacklist nosplash = yes ssb.blacklist = yes

... e aperte as teclas CTRL+X, que é o comando para dar o iniciar no sistema a partir desta linha de comando.

Após isso, já com o netbook ligado á internet por cabo, faça a instalação do driver proprietário da placa de rede wireless Broadcom STA. E pronto!!!

Podes usufruir do novo Ubuntu sem problemas de o mesmo não carregar o drive da placa de rede wireless e por isso não iniciar o sistema.

Um forte e fraterno abraço aos amigos do Fórum Ubuntu:

http://ubuntuforums.org/

Até...

Instalando o BrOffice 3.2 no Linux.

Esta dica eu coletei de vários sites na internet: uma dica de um, uma de outro, e com isso, como diriam meus asseclas, cheguei a uma forma prática de instalar o BrOffice 3.2 no Linux, mas pelo terminal.

Observação: os procedimentos a seguir foram testados tanto no Ubuntu 10.4 quanto no Linux Educacional 3.0. Eu vou assumir a partir daqui que você está fazendo tudo no Desktop e que você tem ciência de que Desktop e desktop são coisas totalmente diferentes para o Linux, pois o mesmo é case sensitive.

Primeiro baixe o BrOffice 3.2, tipo .deb, neste site:

http://www.baixaki.com.br/linux/download/broffice.htm

... e após o download descompacte-o usando o terminal com os seguintes comandos:

- ALT+F2: Vai abrir uma janela para que você possa "chamar" o terminal. No LE 3, digite konsole e tecle Enter, no Ubunutu 10, digite gnome-terminal e tecle Enter;

- Já no terminal, para não ficar usando o sudo toda hora, assuma os atributos root digitando: su e em seguida a senha. Você vai perceber que assumiu estes atributos quando o símbolo # assumir o lugar do $ tal qual no exemplo abaixo:

jjfilhos@jneto/home/desktop/$

root@jneto/home/desktop/#

- Remova o OpenOffice. Muitos site orientam o Synaptic ou o Adept, mas por experiência percebi que eles são falhos pois deixam rastros que impedem a instalação do menu original do BrOffice. Sendo assim são dois os comandos para desinstalar por completo, são eles:

#apt-get remove openoffice.org

e

#apt-get remove openoffice.org-core

- Após a desinstalação vamos partir para o nosso BrOffice com os seguintes comandos, ainda no terminal:

Para descompactar o arquivo que está zipado no formato tar.gz:

#tar zxvf BrOOo_3.2.0_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz

Após a extração ele vai te dar uma pasta com um nome complicado, onde estão os arquivos para a instalação, para facilitar renomeie esta pasta para broffice. Agora que a pasta já foi renomeada, ainda no terminal, vamos para os seguintes comandos:

#cd /Desktop
#cd broffice/
#cd DEBS/
#dpkg -i *deb

A partir daqui ele vai instalar o BrOffice, aguarde até o fim. Após a instalação, você perceberá que o cursor do terminal estará no mesmo lugar de antes, como no exemplo abaixo:

root@jneto/home/Desktop/broffice/DEBS/#_

...você vai continuar a partir dai com o seguinte comando:

#cd desktop-integration/
#dpkg -i *deb

E pronto. Você instalou o menu.

No LE3 é só clicar com o botão direito do mouse sobre o botão "Iniciar" e escolher a opção "Edit Menu" e na opção "Ferramentas de Produtividade" excluir os ícones de atalhos antigos do BrOffice 2.4, clicando sobre eles com o botão direito do mouse e escolhendo a opção "Remover". Após a remoção aperte as teclas "CTRL+S" para salvar e pronto.

Sendo assim está tudo pronto para você usufruir do BrOffice 3.2.

Um abraço a todos e até a próxima.