sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aplicativo de e-mail Apple Mail ou Thunderbird não funcionam no iMac!!!


Boa tarde. Estava trabalhando quando uma pessoa do Marketing me acionou para o Suporte: seu Apple Mail não estava funcionando. Tentei outra aplicação, o Thunderbird, e nada. Fiz testes de ping, netstat, DNS, ativei permissões nas pastas da aplicação, removi (e depois me arrependi pois a Apple não disponibiliza o download do Apple Mail mas consegui copiar de outra máquina e estou disponibilizando o download através do meu SkyDrive - Microsoft (irônico não)) e tudo estava normal, menos o serviço de e-mails que nem fazia a solicitação de acesso a rede (o IP do servidor de e-mail não aparecia sendo chamado por nenhum dos testes apesar de fechar telnet e resolver nome). Foi ai que eu acionei o meu mestre em produtos da Apple: Eric Moraes. Fizemos todos os testes e mais alguns que ele conhece e nada. Foi ai que ele acessou o Proxy e percebi que foi habilitado várias opções desnecessárias pois o serviço de e-mails não passa pelo o proxy. Então abaixo segue a solução:

1 - Acione o Preferências do Sistema (System Preferences) > Redes (Network) > Avançado (Advanced):



 
2 - E aqui você só marca as opões que passam pelo o proxy: FTP, HTTP, HTTPS. Se por acidente você acionar a opção "SOCKS Proxy" ele vai bloquear sua aplicação quando ela requisitar acesso a servidores de e-mails assim como também vai impedir a configuração de novos e-mails (pois sem teste de comunicação ela não tem como validar a configuração):


E fim. Aqui segue o link para vocês fazerem o download do Apple Mail: Apple Mail

Abraços e compartilhem o poder do Conhecimento.

sábado, 24 de novembro de 2012

Concedendo Permissão em “C:\PDOXUSRS.NET”


Solução para o problema de permissão em “C:\PDOXUSRS.NET”

A mensagem de erro de acesso negado para o arquivo C:\PDOXUSRS.NET é provocado quando algum aplicativo utiliza o BDE da Borland mas o usuário não tem permissão de acesso em C:\. Isso pode ser comum em sistemas de terminais como o Microsoft Terminal Services. A solução é criar ou usar uma pasta onde os usuários tenham permissões de escrita e leitura, por exemplo, C:\TEMP. Em seguida, execute o aplicativo BDE Administrator (BDEADMIN.EXE) normalmente localizado em C:\Arquivos de Programas\Borland\Common Files\BDE, selecione a aba Configuration e siga até: Configuration -> Drivers -> Native -> PARADOX . Modifique o parâmetro NET DIR para C:\TEMP ou outro caminho que você tenha escolhido com permissões de leitura e escrita para os usuários. Clique no menu Object -> Apply para salvar.

E Fim!!!

Abraços e uma ótima semana.