segunda-feira, 18 de maio de 2009

Colocando para funcionar a conexão Wireless Broadcom BCM4311 no Ubuntu

Este tutorial eu consegui no site VivaLinux: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Colocando-para-funcionar-a-conexao-wireless-Broadcom-no-Ubuntu-8.04-beta3, e ele é de autoria do Fernando Durso, que assim como eu tem um notebook com placa de rede wireless Broadcom Corporation BCM4311 802.11b/g WLAN e resolveu usar o Linux mais utilizado segundo os sites de pesquisa de opinião: o Ubuntu, mas teve problemas para instalar os drivers e, o pior de tudo, achá-los. Eu sou muito grato a ele e a sua pesquisa, pois, assim como ele eu já havia encontrado vários fóruns falando sobre o assunto, mas os resultados não foram satisfatórios. Este eu testei em um Ubuntu 9.0.4, mas o Durso conseguiu utilizá-lo no Ubuntu 8. Portanto boa sorte e divirtam-se.

"Possuo um Notebook Compaq Presario V6210BR que possui um chip wireless da Broadcom, o lspci retorna o modelo:

Broadcom Corporation BCM94311MCG wlan mini-PCI (rev 01)

Como tive problemas demais para pôr o danado para funcionar, resolvi escrever esta dica na esperança de que mais alguém possua este Notebook ou algum hardware com esse chip e esteja enfrentando dificuldades para colocá-lo para funcionar.

Bom, primeiramente digo que estou usando o Ubuntu 8.04 beta 3 amd64 pois foi o primeiro a conseguir dar boot no meu notebook além do Mandriva 2007 que já vem com ele. Então botei o bichinho para instalar e funcionou tudo... menos a wireless.

Nisto comecei a googlar por aí e descobri muitos tutoriais explicando como fazer funcionar a wireless mas nenhum funcionou, tanto usando o ndiswrapper quanto o bcm43xx-fwcutter. Os dois estão disponíveis no Ubuntu mas nenhum funcionou.

Então, percebi que o Ubuntu estava levantando um modulo b43, e não o bcm43xx. Ao ver isso procurei mais um pouco e encontrei nesse site:

* http://linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43


Explicando que o bcm43xx está "deprecated", logo todos os tutoriais que havia tentado estavam errados! Além disso, encontrei explicações exatas sobre qual versão de firmware usar com qual kernel. Então, seguindo as instruções foi super fácil colocar para funcionar. Segue, então, o procedimento para o Ubuntu 8.04:

# apt-get remove bcm43-fwcutter bcm43xx-fwcutter ndiswrapper*

Depois, fazer os procedimentos:

# wget http://bu3sch.de/b43/fwcutter/b43-fwcutter-011.tar.bz2
# tar xjf b43-fwcutter-011.tar.bz2
# cd b43-fwcutter-011
# make
# make install

# export FIRMWARE_INSTALL_DIR="/lib/firmware"
# wget http://downloads.openwrt.org/sources/broadcom-wl-4.80.53.0.tar.bz2
# tar xjf broadcom-wl-4.80.53.0.tar.bz2
# cd broadcom-wl-4.80.53.0/kmod
# b43-fwcutter -w "$FIRMWARE_INSTALL_DIR" wl_apsta.o

Reboot a máquina, confira que a "bolinha" vai ficar azul e seja feliz!"

A todos uma ótima semana e até a próxima!!!

Nenhum comentário: