sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aplicativo de e-mail Apple Mail ou Thunderbird não funcionam no iMac!!!


Boa tarde. Estava trabalhando quando uma pessoa do Marketing me acionou para o Suporte: seu Apple Mail não estava funcionando. Tentei outra aplicação, o Thunderbird, e nada. Fiz testes de ping, netstat, DNS, ativei permissões nas pastas da aplicação, removi (e depois me arrependi pois a Apple não disponibiliza o download do Apple Mail mas consegui copiar de outra máquina e estou disponibilizando o download através do meu SkyDrive - Microsoft (irônico não)) e tudo estava normal, menos o serviço de e-mails que nem fazia a solicitação de acesso a rede (o IP do servidor de e-mail não aparecia sendo chamado por nenhum dos testes apesar de fechar telnet e resolver nome). Foi ai que eu acionei o meu mestre em produtos da Apple: Eric Moraes. Fizemos todos os testes e mais alguns que ele conhece e nada. Foi ai que ele acessou o Proxy e percebi que foi habilitado várias opções desnecessárias pois o serviço de e-mails não passa pelo o proxy. Então abaixo segue a solução:

1 - Acione o Preferências do Sistema (System Preferences) > Redes (Network) > Avançado (Advanced):



 
2 - E aqui você só marca as opões que passam pelo o proxy: FTP, HTTP, HTTPS. Se por acidente você acionar a opção "SOCKS Proxy" ele vai bloquear sua aplicação quando ela requisitar acesso a servidores de e-mails assim como também vai impedir a configuração de novos e-mails (pois sem teste de comunicação ela não tem como validar a configuração):


E fim. Aqui segue o link para vocês fazerem o download do Apple Mail: Apple Mail

Abraços e compartilhem o poder do Conhecimento.

Nenhum comentário: