domingo, 22 de junho de 2014

Adicionando a tecla "Alt Gr" no console do CentOS

Boa tarde.

Estava estudando e montei uma VMWare com o CentOS. Mas uma das propostas do professor era trabalhar tudo em console, a fim de nos acostumarmos com a questão de economia de recursos de hardware.

Mas foi a partir dai que meus problemas começaram. Com a interface gráfica o meu teclado, um Samsung NP300E4A-BD1BR que tem as benditas teclas agregadas (Q,/ e W,? e E,°) eu conseguia trabalhar muito bem. Mas quando eu entrava no modo console, CTRL+Alt+F2, estas mesmas teclas não funcionavam. Mudei configuração, com algumas dicas daqui mesmo, e nada.

Mas o comando #system-config-keyboard, explanado pelo Danniel Lara (http://www.vivaolinux.com.br/topico/CentOS/configurar-teclado-3), me deu a luz de onde fica o mapa do teclado no CentOS: /lib/kbd/keymaps/i386/qwerty/br-abnt2.map.gz

Dai foi só localizar qual a numeração especifica das teclas Q, W e E, respectivamente as keycode 16, 17 e 18, e adicionar no mapeamento conforme segue abaixo:

Escolhendo o teclado:

#system-configure-keyboard



Após, na janela que surge, escolha a "Português Brasil";



Acessando o mapeamento do teclado:

#vim /lib/kbd/keymaps/i386/qwerty/br-abnt2.map.gz




Adicione as seguintes linhas:

keycode 16 = q

 altgr keycode 16 = slash

keycode 17 = w

 altgr keycode 17 = question

keycode 18 = e

 altgr keycode 18 = degree



Salve o arquivo (ESC + :wq) e reinicie o seu OS. Pronto.

Seguem as minhas fontes de pesquisa pois o mérito é todo deles. Obrigado de antemão aqueles que sempre estão dispostos a ajudar. O que eu fiz foi compilar tudo em um lugar só:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/CentOS/configurar-teclado-3
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurar-e-no-teclado-ABNT2-do-Acer-Aspire-5610
http://mrmodolo.wordpress.com/2013/07/31/virtualbox-e-o-teclado-do-notebook-samsung-series-5/comment-page-1/#comment-141

Abraços e a disposição para tirar dúvidas.

Nenhum comentário: