sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Como alterar a senha root do Linux.

Este tutorial visa a ajudar aqueles que como eu não conseguiram quebrar a senha do Linux com o comando: init=/bin/bash rw. Os méritos desta solução ficam por conta do pessoal do site: http://nullnerds.wordpress.com/2007/02/12/recuperando-senha-do-root-lilo/ de onde extrai a matéria. O procedimento é reiniciar o computador, apertar a tecla "E" para que você possa ter a oportunidade de editar a linha do parâmetro antes de se iniciar o sistema operacional e digitar os comandos demonstrados na explanação abaixo.

By worldnerds

Na tela do lilo digite:

LILO: linux init=/bin/bash (este parâmetro deve ser digitado logo após a partição).

Exemplo:

root=/dev/sda1 ro, onde sda1 é a sua partição, ficará desta forma:

root=/dev/sda1 linux init=/bin/bash;

Com isso ele burla o procedimento de /sbin/init e /etc/rc.d/*. Estamos falando pro kernel: "simplesmente me dê um shell", porém isso não é o suficiente, pois o HD está montado somente leitura, aí que entra o comando:

# mount -o remount,rw /

Agora você pode dar um "passwd" e mudar sua senha de root. Quando terminar de mudar a senha não reinicie, já que não tem init rodando, também não tem nenhum modo seguro de desligar o sistema. A forma mais rápida de desligar e segura são remontar o / somente leitura de novo:

# mount -o remount,ro /

Com isso você pode reiniciar a máquina tranqüilamente e voltar a trabalhar.

Nenhum comentário: