sábado, 14 de fevereiro de 2009

Como instalar o Windows XP SP2 em Compaq Presario C710BR/C720BR

Como instalar o Windows XP SP2 em Compaq Presario C710BR/C720BR

Por: Edson César Cavalcante (ecesar@ig.com.br)
Em: 15 Jan 2008


1) INTRODUÇÃO

Este guia tem por objetivo orientar a instalação do sistema operacional Windows XP SP2 em notebooks HP/Compaq Presario modelos C710BR ou C720BR, e a posterior configuração de seus drivers de dispositivos.

Os dois modelos são idênticos em suas configurações, exceto pela presença de unidade DVD/CD-RW e sistema operacional Mandriva Linux no C710BR em oposição à unidade DVD+-RW/CD-RW e sistema operacional Windows Vista Home Basic no C720BR.

O fabricante não oferece suporte oficial à instalação de sistema operacional Windows XP nas referidas máquinas, motivo da elaboração deste guia. Observe que versões de instalação do Windows XP anteriores ao Service Pack 2 podem não funcionar, devido à incompatibilidade com os discos Serial ATA presentes nestes notebooks.


2) ARQUIVOS NECESSÁRIOS

Abaixo estão listados todos os arquivos necessários para o correto funcionamento dos drivers de dispositivos no Windows XP SP2. Todos os arquivos, inclusive versões mais atualizadas, podem ser baixados dos sites oficiais mencionados a seguir. Para maior convêniencia, um pacote contendo todos os drivers já descompactados e prontos para usar encontra-se hospedado no endereço logo abaixo.

http://rapidshare.com/files/84158498/drivers.rar.html



(Download de http://www.microsoft.com)

Código:
kb888111xpsp2.exe Windows Update UAA High Definition Audio(Download de http://www.intel.com/support)

Código:
infinst_autol.exe Intel(R) Chipset Software Installation Utility (LAN, USB)
win2k_xp14323.exe Intel(R) Graphics Media Accelerator Driver (Video)
iata78_cd.exe Intel(R) RAID AHCI Software (RAID)(Download de http://www.hp.com)

Código:
sp37005.exe Intel(R) SATA AHCI Controller Driver (SATA)
sp36334.exe Intel(R) Matrix Storage Manager (RAID5)
sp36090.exe Intel(R) Conexant Venice High Definition Audio (Audio)
sp36089.exe Intel(R) Conexant Soft Data Fax Modem with SmartCP (Modem)
sp36684.exe Intel(R) Broadcom 802.11 Network Adapter Driver (Wireless)
sp31075.exe HP Touchpad Device Driver
sp33258.exe HP Quick Launch Buttons
sp38166.exe HP Quick Launch Buttons Critical Security Update

3) INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP NO DISCO SATA

Ligue o notebook segurando a tecla F10 para entrar no BIOS Setup. Na guia "System Configuration" e "Device Configurations", deixe "SATA Native Mode" em "Disable". Salve as mudanças e saia do Setup.

Dê boot pelo CD-ROM do Windows XP SP2 no drive óptico. O programa de instalação do Windows XP reconhecerá o disco rígido. Reconfigure as partições e formatação do disco como desejar, e prossiga com a instalação do Windows XP normalmente.

Concluída o processo de instalação, inicie o Windows. Execute o "infinst_autol.exe" da pasta "Intel(R) Chipset Software Installation Utility". Em seguida, no Gerenciador de Dispositivos (Iniciar/Executar/"devmgmt.msc"), expanda "Controladores IDE ATA/ATAPI", clique com o botão direito em "Canal IDE primário" e selecione "Atualizar driver". Recuse a conexão ao Windows Update e escolha "Instalar de uma lista ou local específico (avançado)". Selecione "Não pesquisar. Escolherei o driver a ser instalado.", "Com disco" e selecione o arquivo "iaahci.inf" na pasta "Intel(R) SATA AHCI Controller Driver". Escolha "Intel(R) 82801HEM/HBM SATA AHCI Controller" e confirme a escolha nas caixas de mensagem posteriores.

Reinicie o notebook, retorne ao BIOS Setup apertando F10, acesse "System Configuration" e "Device Configurations", e retorne "SATA Native Mode" a "Enable". Salve as mudanças e saia do Setup. Reinicie o Windows XP e o disco SATA estará reconhecido.


4) CONFIGURANDO OS DRIVERS DE DISPOSITIVOS

Com o pacote de drivers de dispositivos em mãos, todo o processo se torna fácil e intuitivo. Comece instalando os drivers de vídeo ("win2k_xp14323.exe" em "Intel(R) Graphics Media Accelerator Driver"). Antes de instalar os drivers de áudio, execute o patch de atualização "kb888111xpsp2.exe" na pasta "Windows XP Update UAA High Definition Audio (KB888111)". Então instale os drivers de audio, modem, wireless, RAID, touchpad e teclas de atalho. A placa de rede Ethernet é reconhecida e configurada automaticamente.

Na maioria dos casos, o melhor caminho é selecionar o item de hardware no Gerenciador de Dispositivos, escolher "Atualizar driver" com o botão direito, recusar a conexão ao Windows Update e escolher "Instalar de uma lista ou local específico (avançado)". Selecione "Procurar o melhor driver nestes locais", e aponte para a pasta respectiva no item 2 deste guia. Utilize este método caso receba alguma mensagem de erro ao rodar os executáveis que acompanham os drivers.

Algumas distribuições do Windows XP SP2 para computadores de mesa não instalam o gerenciador de bateria. Caso o Windows XP SP2 exiba uma mensagem de erro solicitando a instalação do driver de bateria, copie o arquivo "batt.dll" presente na pasta "Windows XP Battery Driver" para o diretório "WINDOWS\SYSTEM32". Reinicie o computador e o hardware será reconhecido.


5) ANEXO: HARDWARE

Estas são as informações de hardware do modelo C710BR, fornecidos pelo aplicativo Everest v4.20. O modelo C720BR difere no drive óptico apenas. Os dados a seguir são úteis caso deseje obter os drivers mais atualizados de cada componente no futuro.


Código:
Tipo de processador Mobile Intel Celeron M 530, 1733 MHz (13 x 133)
Nome da Placa Mãe Hewlett-Packard Presario C700 Notebook PC
Chipset da Placa Mãe Intel Crestline-GM GM965
DIMM Samsung M4 70T6554EZ3-CE6 512 MB DDR2-667 DDR2 SDRAM
Tipo de BIOS Insyde (09/13/07)
Adaptador gráfico Mobile Intel(R) 965 Express Chipset Family (128 MB)
Acelerador 3D Intel GMA X3100
Monitor Samsung LTN154X3-L01 [15.4" LCD]
Adaptador de som Conexant Cx20549 @ Intel 82801HBM ICH8M - High Definition Audio Controller
Controladora IDE Intel(R) 82801HEM/HBM SATA AHCI Controller
Controladora IDE Intel(R) ICH8M Ultra ATA Storage Controllers - 2850
Disco rígido TOSHIBA MK8037GSX (80 GB, 5400 RPM, SATA-II)
Drive óptico Hitachi-LG HL-DT-ST RW/DVD GCC-C10N (DVD:8x, CD:24x/24x/24x DVD-ROM/CD-RW)
Adaptador de Rede Placa de Rede Broadcom 802.11g
Adaptador de Rede Realtek RTL8139 Family PCI Fast Ethernet NIC
Modem HDAUDIO Soft Data Fax Modem with SmartCP
Controladora USB Intel 82801HBM ICH8M - USB Universal Host Controller

E isto é tudo. Levei várias horas para conseguir juntar todos estes drivers e informações, e passei por muitas tentativas e erros em meu notebook. Espero que este guia seja útil e facilite a vida dos novos e futuros donos. E longa vida ao Windows XP!

Boa semana a todos...

2 comentários:

Timoteo disse...

o rapidshare da erro no link.

Unknown disse...

Eu já percebi Timoteo. Por isso coloquei os nomes de cada driver necessários a instalação para que você pudesse procurar na HP ou Intel. Por exemplo: é só colocar SP37005 no site de downloads da HP que ele te dá o respectivo driver. Espero ter ajudado. Um abraço.