quinta-feira, 22 de julho de 2010

Alterando a Tela de Login do Ubuntu 10.4

Bom dia. Mais uma dica para os que gostam desta distro do Linux: o Ubuntu, agora na versão 10.4. Eu estava querendo alterar o login, mas nem pela tela de login, pelo caminho: SISTEMA > ADMINISTRADOR > TELA DE LOGIN e nem pelo Ubuntu Tweak, pelo caminho: APLICATIVOS > SISTEMA > UBUNTU TWEAK, eu estava conseguindo pois acontecia o mesmo erro: the image size isn't suitable for the logo. it should be 64X64, ou seja o sistema não carregava imagens maiores que isso. Pois bem, brasileiro que sou, não desisto nunca, pesquisando pela net encontrei este tutorial do nosso correligionário Zendrael, www.zendrael.com.br, no VOL:

"Alterar tema do GDM no Ubuntu 9.10


O motivo de você não alterá-lo como fazia antes:

A Canonical, responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu, alterou nesta nova versão (9.10) alguns itens de inicialização para que o boot do sistema seja mais rápido e bonito. De um lado, a velocidade e a beleza agradam a muitos, mas por outro lado, comprometeu-se a possibilidade de personalização do sistema de login - ao menos da forma como era feito da versão 9.04 para trás.

Se você já tentou usar o comando "gdmsetup", pôde ver que a tela de configuração do GDM se resume a opções como "pedir login ou não" e "tempo automático de login". E onde estão os temas? E a opção de não usar tema nenhum (eu gostava dessa!)?

Alterando o tema

Vamos utilizar aqui alguns comando para fazê-lo, nada muito difícil. Talvez hajam algumas maneiras mais simples mas esta foi a que melhor funcionou aqui. E, ainda bem, sempre há mais de uma forma de se fazer as coisas em Linux (e nos BSD e etc)!

Abra um terminal e digite:

$ gksudo -u gdm dbus-launch gnome-appearance-properties

Ele vai abrir a tela de propriedades da aparência do sistema. Qual o truque? Você acabou de fazê-lo como o usuário GDM. A partir daqui o que você trocar (tema dos controles, ícones) vai ser utilizado na tela de login. Então, faça um teste, altere o tema dos controles e o tema dos ícones. Pode alterar fontes também e o que mais quiser - lembrando que eu não sou responsável pelas bizarrices que você colocar aí!

Feito isso, falta alterar o background (tela de fundo). Volte ao terminal e digite:

$ sudo -u gdm gconftool-2 --set --type string --set /desktop/gnome/background/picture_filename /usr/share/backgrounds/NOME_DA_IMAGEM.EXT

Note que no final do comando, o "NOME_DA_IMAGEM.EXT" deve ser substituído pelo nome de uma imagem que está no "/usr/share/backgrounds/".

Pode ser uma imagem que está em qualquer lugar. Se for essa a sua vontade, altere também o diretório.

Atente-se a não utilizar uma imagem que esteja no seu home - se estiver, mova-a para uma pasta como a "/usr/share/backgrounds/". O motivo é que quem vai acessar a imagem na hora do login será o usuário GDM e ele não tem permissão para bisbilhotar sua pasta pessoal. Da mesma forma, ao configurar os temas dos controles e ícones, só aparecerão os que estiverem em "/usr/share/themes/" e "/usr/share/icons/" respectivamente.

Com isso, faça logout e desfrute de uma mudança no seu GDM!

Espero que a informação tenha sido útil.

Até + "

OBSERVAÇÃO: eu, da minha parte, tão somente me utilizei do segundo comando que liberou qualquer imagem para a tela de fundo do login.

Um forte abraço a todos e até...

Nenhum comentário: