quarta-feira, 21 de julho de 2010

Instalando o BrOffice 3.2 no Linux.

Esta dica eu coletei de vários sites na internet: uma dica de um, uma de outro, e com isso, como diriam meus asseclas, cheguei a uma forma prática de instalar o BrOffice 3.2 no Linux, mas pelo terminal.

Observação: os procedimentos a seguir foram testados tanto no Ubuntu 10.4 quanto no Linux Educacional 3.0. Eu vou assumir a partir daqui que você está fazendo tudo no Desktop e que você tem ciência de que Desktop e desktop são coisas totalmente diferentes para o Linux, pois o mesmo é case sensitive.

Primeiro baixe o BrOffice 3.2, tipo .deb, neste site:

http://www.baixaki.com.br/linux/download/broffice.htm

... e após o download descompacte-o usando o terminal com os seguintes comandos:

- ALT+F2: Vai abrir uma janela para que você possa "chamar" o terminal. No LE 3, digite konsole e tecle Enter, no Ubunutu 10, digite gnome-terminal e tecle Enter;

- Já no terminal, para não ficar usando o sudo toda hora, assuma os atributos root digitando: su e em seguida a senha. Você vai perceber que assumiu estes atributos quando o símbolo # assumir o lugar do $ tal qual no exemplo abaixo:

jjfilhos@jneto/home/desktop/$

root@jneto/home/desktop/#

- Remova o OpenOffice. Muitos site orientam o Synaptic ou o Adept, mas por experiência percebi que eles são falhos pois deixam rastros que impedem a instalação do menu original do BrOffice. Sendo assim são dois os comandos para desinstalar por completo, são eles:

#apt-get remove openoffice.org

e

#apt-get remove openoffice.org-core

- Após a desinstalação vamos partir para o nosso BrOffice com os seguintes comandos, ainda no terminal:

Para descompactar o arquivo que está zipado no formato tar.gz:

#tar zxvf BrOOo_3.2.0_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz

Após a extração ele vai te dar uma pasta com um nome complicado, onde estão os arquivos para a instalação, para facilitar renomeie esta pasta para broffice. Agora que a pasta já foi renomeada, ainda no terminal, vamos para os seguintes comandos:

#cd /Desktop
#cd broffice/
#cd DEBS/
#dpkg -i *deb

A partir daqui ele vai instalar o BrOffice, aguarde até o fim. Após a instalação, você perceberá que o cursor do terminal estará no mesmo lugar de antes, como no exemplo abaixo:

root@jneto/home/Desktop/broffice/DEBS/#_

...você vai continuar a partir dai com o seguinte comando:

#cd desktop-integration/
#dpkg -i *deb

E pronto. Você instalou o menu.

No LE3 é só clicar com o botão direito do mouse sobre o botão "Iniciar" e escolher a opção "Edit Menu" e na opção "Ferramentas de Produtividade" excluir os ícones de atalhos antigos do BrOffice 2.4, clicando sobre eles com o botão direito do mouse e escolhendo a opção "Remover". Após a remoção aperte as teclas "CTRL+S" para salvar e pronto.

Sendo assim está tudo pronto para você usufruir do BrOffice 3.2.

Um abraço a todos e até a próxima.

Nenhum comentário: